Mudar é PRECISO!

Atualizado: 26 de mai. de 2020


Toda empresa passou, passa ou vai passar por alguma mudança interna em sua operação. Bem, ao menos aquelas que querem permanecer de portas abertas.


Entretanto, nem sempre ou aliás quase nunca esse processo é fácil e prazeroso para todos. Se você tem uma equipe para gerenciar sabe muito bem o quão difícil é chegar em concordância na tomada de decisão e execução de um plano de ação.


Pensando nisso, resolvemos divulgar aqui um adaptado baseado em uma técnica muito famosa chamada "8 Passos para a Mudança de Kotler". Calma, calma que não é coisa de outro mundo, e aqui na Arbitrium o nosso trabalho é simplificar a gestão, lembra?!


Então vamos lá:


Passo nº 1 - Senso de Urgência

Reúna seu time e apresente a realidade nua e crua daquilo que está acontecendo, quais prejuízos, o que isso afeta ou pode afetar a vida de cada um. Lembre-se de ser transparente, mas sutil ao mesmo tempo, não queremos causar pânico.

Exemplo: "Pessoal, toda vez que erramos um pedido e nosso cliente recebe uma mercadoria faltante, temos de gastar $ em média para corrigir, a cada x erros temos de trabalhar um dia a mais somente para pagar o prejuízo e esse valor poderia estar sendo aplicado no projeto x" (busque exemplificar em uma linguagem que possa ser compreendida facilmente e com algo que traga benefícios atraentes para o time).


Passo nº 2 - Forme Alianças

Converse individualmente com aquelas pessoas chave na sua equipe para ter um nível de concordância, em outras palavras, traga essas pessoas para o lado da mudança e elas farão com que todo o time colabore no processo, lembre-se: mudança é feita por pessoas e sem elas não existe nada que mude de forma duradoura e verdadeira.


Passo nº 3 - Visão para Mudança

Da mesma maneira em que a empresa define a Visão na sua estratégia, que nada mais é que a resposta do: "o que quero ser". Em um processo de gestão da mudança, precisamos fazer essa visão se tornar natural dentro das pessoas, para que elas saibam exatamente qual é o objetivo final e os prazeres de chegarem lá, isso vai dar energia no processo.


Passo nº 4 - Comunicação para Mudança

Como pessoas são o cerne do processo de mudança, o diálogo é fundamental, e saber o que dizer, quando dizer e como dizer é a chave para o sucesso. De maneira geral, seja transparente e positivo, ninguém gosta de um reclamão e se algo está dando errado, mas já foi alinhado e está sendo corrigido, não há necessidade de ficar relembrando as causas e sim garantir que não repita. Não mine as energias boas que a mudança gera, o processo por si só já é desconfortável na maioria das vezes.


Passo nº 5 - Empoderar

Sim, as pessoas quando tem responsabilidades definidas e recebem apoio para executar tendem de modo geral ser muito mais dedicadas. Dê "carta branca" algumas vezes e confie no seu time, todos precisam saber que são importantes e que você confia neles, deixe isso claro. Além disso, lembre-se: ser ocupado não é ser produtivo e delegar não é terceirizar.


Passo nº 6 - Vitórias de curto prazo

Quando a mudança é longa e de grande impacto as pessoas podem "cansar" no meio do processo, por isso é importante manter a energia elevada. Como faz? Simples, defina metas de curto prazo, pequenas entregas e comemore elas como se fossem a vitória da final da taça libertadores, isso vai dar poder ao time, deixá-los viciados no sabor da conquista.


Passo nº 7 - Não diminua o ritmo

Ok, ganhou a Libertadores, mas não a Copa do Mundo. Mostre para a equipe que comemorar é importante, entretanto ainda temos um objetivo maior, mantenha o curso e a intensidade para conseguir atingir. Seja inquieto(a), inconformado(a) e passe isso para seu time. Vitórias de longo prazo são mais prazerosas ainda!


Passo nº 8 - Instalar Cultura da Mudança

Chegamos ao fim, atingimos o objetivo final e agora? Comemoramos muito, revisamos o planejamento e comparamos aos resultados, finalmente voltamos ao passo 1. Sim, tudo de novo, a mudança deve ser constante, pois o mundo muda a todo tempo, o Mercado muda a todo tempo, então nós quanto empresa não podemos nos dar ao luxo de parar e esperar as coisas acontecerem. E quando seu time todo sabe disso e está acostumado com o processo de mudança, tudo fica mais fácil para o(a) gestor(a).


A Arbitrium Consultoria trabalha cada etapa dos oito passos de forma personalizada em cada cliente, porque entendemos que cada ambiente de negócio tem sua cultura, sua equipe, seu Mercado. Além disso, várias ferramentas podem ser aplicadas em cada etapa quando entendemos bem o ambiente.


Lembrando que estes passos narrados são um adaptado de Kotler (o original pode ser encontrado em livros ou em uma busca na internet).


Então, vamos partir para ação?


Siga nossos CEO's no Instagram para ter acesso à mais conteúdos como este:

@adr.zimmermann

@welersonalves







5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo